sábado, 12 de fevereiro de 2011

XIX Festival do Caratinga - Origem do Festival

Praia do Leme Lotada
Mais de 10.000 pessoas no Festival de 2011
Origem do Festival
O Festival do Caratinga originou-se no ano de 1993, na primeira gestão do Prefeito Municipal de Senador José Porfírio, Cléto José Alves da Silva. Naquele ano a Secretaria Municipal de Educação, Cultura Desporto e Turismo era dirigida pela Professora Francisca Eimar Moreira de Sousa, Secretária Municipal de Educação, Luiz Odivaldo Sales Pena Diretor de Ensino, Alvimar Moreira de Souza Diretor de Cultura, Vicente Augusto Diretor de Turismo e Ivair Ferreira Lessa Diretor de Desporto.
Assim começou a história do Festival; os idealizadores foram: Alvimar Moreira de Souza, Ivair Ferreira Lessa, Maria Saloma Mendes de Oliveira e Vicente. Eles escreveram o Projeto e apresentaram ao Prefeito Municipal que posteriormente encaminhou à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. O primeiro Festival foi realizado com poucos recursos e contou com a presença de poucos turistas, basicamente estavam presentes os munícipes de Souzel e alguns visitantes dos municípios de Vitória do Xingu e Altamira.
Em 2011, o povo de Senador José Porfírio, sentiu-se mais uma vez honrado por ter recebido o maior público de todos os Festivais do Carantiga.
Praia Lotada
O maior número de turistas que participam do festival são oriundos do município de Altamira e Vitória do Xingu, mas, Anapu, Uruará, Medicilândia, Porto de Moz e Pacajá em todos os festivais também estão presentes. Senador José Porfírio, que antes se chamou Souzel, pertence a mesorregião Sudoeste Paraense e à microrregião Altamira. A sede municipal (Souzel) foi edificada em pleno manto verde da selva Amazônica, (hoje bastante desmatado) na margem direita do Rio Xingu, bem abaixo da grande volta e Terra do Meio, situado no maior vale sendimental, entre os igarapés Croatá e Maxiacá.Souzel denominou-se no passado pelos Jesuítas, do outro lado do rio (margem esquerda), sendo transferida em 1846 na gestão do governador Manoel Paranhos da Silva Veloso, que a denominou de município em 20 de março de 1846 pela Lei 125.Em 14 de abril de 1874, o município foi restituído, já com o nome de Souzel, pela Lei nº 811 de 14 de abril daquele ano. Tendo seus primeiros dirigentes os Coronéis Francisco Gaioso e depois Agrário Cavalcante, nomeados pelo governador do Estado do Pará na época – 1874 a 1894.
Apresenta um relevo de planícies com poucas elevações. Um terreno arenoso em quase toda sua extensão e com grandes áreas de várseas (ilhas). Sua extensão territorial segundo o IBGE é de 14.374,090 km². A população atualmente, é de aproximadamente 14.000 habitantes, distribuídos nas áreas: urbana e rural. Não há uma característica regional das pessoas, sendo que a grande maioria é oriunda de diversas regiões do país.
O Festival do Caratinga é um dos maiores eventos que acontece todos os anos no mês de janeiro, em 2011, foi esperados pelo menos 5.000 pessoas para participar do festival, essa expectativa na visão popular parece ter sido superada, atingido um público de pelo menos 10.000 pessoas participantes do evento. Que vieram para se divertir, comer o Caratinga e fazer outras coisas a mais.
O Peixe Caratinga
Caratinga
Caratinga é um peixe pequeno, actinopterígio, perciforme, gerrídeo (Eugerres brasilianus), seu habitat principal é o Rio Xingu, Amazonas e na costa litoral do Oceano Atlântico, sua isca principal é a minhoca, na fase adulta chega atingir cerca de 0,25 cm, vivem em cardumes de 2, 3 ou 5 indivíduos, possui coloração prateada, com reflesos esvermelhados e uma estria oliváca no corpo.
Basicamente são mais fácies de serem capturados no começo e no final do ano, ou seja, quando as águas começam a encher aqui no Rio Xingu. Ninguém sabe para onde vão quando chega o verão, na idéia dos pescadores os Caratingas vão para o Rio Amazonas.
A quantidade de peixe na época do Festival é tão grande que os pescadores colocam dois ou mais anzóis na mesma linha e conforme é o número de anzóis é o número de peixe fisgado.
Destaques do Festival
Garoto e Garota Caratinga
Festa na Praia do Leme
Turistas
A participação do Grupo de Altamira “os Carapingas”
Muita Gente Bonita
E cardápios variados de Caratinga e outros peixes.
Apresentações Culturais, participação do Grupo Puma
Corrida de Rabeta
Pesca do Caratinga
Fultebol de Praia
Fultvôley
Voleybol

sábado, 5 de fevereiro de 2011

XIX Festival do Caratinga, 29 e 30 de janeiro de 2011.

Assando Caratinga na sombra do Jatobazeiro na Rua 14 de Abil
Sinta o sabor do peixe que é uma das principais fontes de alimentação do nosso povo. Caratinga Assado. Sal, Limão, Tucupi, Pimenta e Farinha de Mandioca são os principais ingredientes para deixar ainda mais saboroso o Caratinga Assado. Quem já comeu garante, é delicioso mesmo. Quem ainda não comeu precisa experimentar.
O XIX Festival do Caratinga, na opinião de muitas pessoas foi o melhor de todos os anos. Desde o dia da abertura que a cidade de Souzel passou a receber gente de todos os municípios vizinhos e aliás gente que veio de várias partes do país para prestigiar o Festival.


Sabor souzelense, Caratinga, sal, pimenta, limão e farinha de mandioca

Mas, o auge da festa mesmo foi nos dias 29 e 30 de janeiro, foi quando lotou a praia. As comitivas dos municipios de Altamira, Anapu, Vitória do Xingu, Uruará e Medicilândia fizeran-se presentes acompanhadas dos prefeitos.
Outros municípios como Porto de Moz, Gurupá, Almeirim, Placas e Pacajá também marcaram presença no Festival. Ressaltamos que várias comitivas de vilas como: Vila Nazaré, Vila Nova, Bambu, Arapari, Tamanduá prestigiaram também o evento.
Além da programação que acontece na Praia do Leme em frente a cidade, um grupo de amigos também há dois anos vem realizando paralelamente uma pequena festa. Na sombra do Jatobazeiro é assada uma grande quantidade de Caratinga e servido para quem passa por lá. A programação deste ano foi animada com o Cantor que nasceu em Souzel e atualmente mora em Macapá e veio exclusivamente para prestigiar o XIX Festival do Caratinga.
O Festival do Caratinga poderia ter sido melhor,  não fosse a falta de energia elétrica, algumas falhas na distribuição de energia prejudicaram o festival, porém a coordenação já estava preparada com um gerador próprio, mas, não é a mesma coisa quando se tem energia elétrica para todos. As interrupções de energia na cidade são constantes, não sabemos até quando a população vai sofrer com a falta de energia, pois quando falta energia elétrica da rede, falta também água nas torneiras.

Arraia diretamente de Macapá
Lenda do Caratinga (simpatia que dá certo)

Diz a lenda que quem come o peixe Caratinga e chupa a cabeça, nunca mais esquece da cidade de Souzel, no mesmo instante ou alguns dias após namora ou casa-se com uma ou um souzelense. Porém, só acontece com quem na realidade acredita. E você acredita?
É por isso que Souzel ou Senador José Porfírio tem em sua população uma diversidade de habitantes de outros estados, que chegaram, casaram-se e nunca mais foram embora. Muitos até tentaram ir, contudo, voltaram e estão até hoje nesta terra boa de se divertir e morar.

O Festival do Caratinga encerrou-se basicamente com a última apresentação da Banda ARK de Belém do Pará, que proporcionou um grande show na Praia do Leme fazendo todo mundo dançar, tornando-se a melhor banda que se apresentou no Festival.


Maemim: 3º Lugar Concurso Garota Caratinga
Rayane: 2º Lugar Concurso Garota Caratinga
Vice-prefeito Ademar Moreira e Rayane

A belissima Tauéry desfilando
Tauéry: 1º Lugar Concurso Garota Caratinga

Lamartinhe Garoto Caratinga recebendo a faixa
Soltura das Tartarugas da Amazônia

Há alguns anos a soltura das tartarugas da Amazônia também ganha destaque no Festival do Caratinga, nesta 19ª edição do evento, foram soltas 5.000 (cinco) mil filhotes de tartarugas, imagens que impressionaram o público e mostraram uma prévia do que acontece todos os anos entre os meses de novembro e dezembro no Tabuleiro do Juncau e Embaubau. Várias autoridades participaram do momento, dentre eles prefeitos de municípios vizinhos. Vale ressaltar que a referida soltura é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Senador José Porfírio e com autorização do IBAMA.


5.000 filhotes de Tartarugas da Amazônia (Xingu) foram soltas

O prefeito Cléto Alves e a primeira dama Fátima Mendes, estiveram presentes no festival e demonstraram-se muito felizes com a presença dos participantes.

Prefeito: Cléto Alves e 1ª Dama: Fátima Mendes

Foram realizadas diversas competições, como: Futebol de Areia Masculino e Feminico, Voley, Fultvôley, Pesca do Caratinga, Corrida de Rabeta e Concurso Garoto e Garota Caratinga. Sendo que todas as competições foram premiadas pela Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio.

Apresentação Cultural
A principal atração cultural foi sem dúvida o Grupo Puma, que trouxe para o evento o tema: Do Carimbó ao Kuarup: As Grandes Festas do Pará


. O GRUPO PUMA demorou para entrar em cena devido problemas no transporte causado pela chuva que caiu sobre a cidade de Souzel na hora prevista para as apresentações, porém quando o grupo entrou no foi sem dúvida levou o público a delírio. Valeu esperar!
Antes da apresentação do Puma a cidade de Vitória do Xingu, apresentou uma das partes da cultura daquela localidade, a miss da Quadrilha Revelação Romilys Tenório. Que esbanjou simpatia e uma belíssima roupa própria das quadras juninas.


Apresentações Grupo Puma

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA CULTURAL PUMA

Fundada em 17 de Junho de 1993
CNPJ - 04.566.000/0001-04
Senador José Porfírio - Pará

HISTÓRICO
Grupo de Danças Folclóricas do Puma
Cidade: Senador José Porfírio
Presidente: José Edilson de Oliveira
Vice: Florisvaldo Moreira
Diretora de Cultura do Puma: Saloma Oliveira
Diretor de Fantasias e Alegorias: Paulo Pina Maia
Coreógrafos: Charles Medeiros, Luana Cardoso, Cindy Lorayne
Colaboradores nas coreografias: Vanda, Romário e vários componentes do Grupo
Itens (destaques):
PAJÉ - Charles Medeiros
PORTA ESTANDARTE: Beatriz Mendes
GUARDIÃ DAS ÁGUAS: Cindy Loraynne
Apresentador: Pedro Oliveira – Studio Marina Produções
TEMA: Do Carimbó ao Kuarup: As Grandes Festas do Pará
Apresentação:
Para este Festival o Grupo Puma traz o tema: Do Carimbó ao Kuarup: as Grandes Festa do Pará.
A intenção do Grupo Puma foi mostrar através das apresentações, como o povo paraense é festeiro por natureza. Historicamente os povos ribeirinhos da Amazônia, sempre realizaram festas para comemorar algumas datas, principalmente as datas religiosas.
Como ritmo, adotaram o carimbó, essa dança foi por muito tempo executada em festas nas comunidades ribeirinhas. Sua origem vem do índios TUPINAMBÁS, PORÉM SOFREU GRANDE INFLUENCIA DOS NEGROS E TAMBÉM DO PORTUGUESES. Originalmente é tocada de forma bem rudimentar, pois o tambor é seu principal instrumento de percussão. O Nome vem da língua indígena, e com denominação de CURIMBÓ, que significa: CURI – pau e imbó oco, ou som. Daí surgiu a expressão CURIMBÓ, posteriormente, com modernidade passa a se chamar CARIMBÓ.
Por outro lado, o grupo não podería DEIXAR de ressaltar os povos indígenas que sempre realizam grandes festas e rituais. Aliás, entre os índios é comum se realizar festas, inclusive para comemorar suas caçadas, pescarias, boas colheitas e etc.na noite do dia 29 de janeiro o ritual do KUARUP, apresentou-se como símbolo de grande crença e tradição entre os povos indígenas do Xingu. O Kuarup é uma grande festa realizada anualmente entre as tribos do Xingu. Os Kamayurás, são os precursores desse ritual. O Kuarup é uma festa de adoração aos mortos. Originalmente o Kuarup foi realizado na tentativa e esperança de que através de vários dias e noites de orações, em volta de troncos, os ancestrais indígenas ressuscitariam. Essa tradição virou uma grande festa no Xingu, e acontece anualmente sempre em noites de LUA CHEIA.


Comitiva de Anapu: Obrigado por ter vindo no XIX Festival do Caratinga
Agradecimentos

Primeiramente agradecemos a Deus pelo evento ter sido realizado com muita tranqüilidade sem incidência de ocorrências mais graves e depois a todos os souzelenses que participaram em maça e em especial a todos os visitantes de todos os lugares do Pará e do Brasil que vieram presstigiar o XIX Festival.

Dj Léo de Souzel, bom de Caratinga.
 
Informações: Edilson Oliveira Grupo Puma e Mestre de Cerimônia do Festival do Caratinga 2011.

Edição: Luiz Pena e Dj Léo de Souzel.