terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Festival do Caratinga - sucesso absoluto.


XX Festival do Caratinga – Sucesso absoluto
Cada ano que passa o Festival do Caratinga vem tornando-se destaque na Região do Xingu e Transamazônica e este ano de 2012 apresentou o maior público de todos os festivais.
Quem veio na festa pôde assistir os jogos de futebol de areia, vôlei de praia, canoagem, corrida de rabeta, veloterra, desfile do garoto e garota caratinga e o tradicional torneio de pesca do maior e menor caratinga, porém o festival vem ganhando o destaque maior nas apresentações culturais.
Na noite de sábado do último final de semana o público assistiu e aplaudiu as apresentações culturais realizadas pelo grupo Puma (Souzel).
Nesse ano o Puma trouxe para a Praia do Leme o tema: O cinquentenário de emancipação do município de Senador José Porfírio, homenageou também o Carnaval da cidade que parece está esquecido. A Homenagem foi feita às escolas carnavalescas: Unidos da Encantaria e Império do Grande Centro, vale lembrar que o carnaval de Souzel já foi o melhor da Região.
Podemos observar na hora das apresentações que o povo já não vibrava como antes poucos vibravam com entusiasmo. No entanto, as apresentações foram bem feitas pelas garotas, Jarina do Encantado e Izabela Barros do Grande Centro, mas, foram poucas aplaudidas.

Deejay Léo de Souzel

Quem fez um show que contagiou os participantes da festa foi o Dj Léo de Souzel que fez a galera dançar as seis noites de festa na Praia do Leme, tocando as melhores músicas da atualidade.
Quanto ao som ninguém reclamou, pois a quantidade e a qualidade do Rento Som é impressionante. O proprietário Elcio Vieira está de parabéns pelo potente som que possui.
Falando de banda que passaram no palco, todas foram dignas do festival, de excelentes qualidades, fizeram o público dançar mesmo.
O Vigésimo Festival do Caratinga foi sucesso mesmo, quem veio testemunhou a receptividade do povo porfirense e a união entre os munícipes vizinhos, a polícia fez a segurança do povo, porém não foi registrada nenhuma ocorrência de gravidade, realmente foi uma festa inesquecível, todos que vieram puderam voltar bem para suas cidades.
Esperamos que o festival seja uma festa do povo da nossa região que todos possam participar, e brincar sem violência não só em Souzel, mas também em outras festas da região.
Parabenizamos o prefeito Cléto Alves e o Vice Ademar, pela realização da maior festa cultural da região que acontece em Senador José Porfírio, na Praia do Leme, no mês de janeiro, o FESTIVAL DO CARATINGA.
Banda Kaway - Souzel




Empresário Olivete e Família - Vitória do Xingu




Praia do Leme

Elcio Vieira no House Mix do Rento Som

Em breve estaremos colocando no ar algo a mais sobre o Festival.
Caso alguém tenha sugestão, estarei a disposição para realizar o desejo.
Luiz Pena

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

XX Festival do Caratinga - acontece em Souzel

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Festival do Caratinga

O peixe "Caratinga"
Senador José Porfírio (Souzel), conhecido como a Capital do Turismo no Xingu, está localizado entre os igarapés: Croatá e Maxiacá, margem direita do Rio Xingu, completou 50 anos de emancipação política no dia 29 de dezembro de 2012 e celebrou no dia 30/12/2011, seu cinquentenário de criação como município do Estado do Pará.
No mês de janeiro (Souzel) Senador José Porfírio, torna-se mais prazerosa ainda, para viver e passar as férias, também pudera, é raro encontrar um cidade no Brasil que possua uma lindíssima praia em frente a cidade como a Praia do Leme (antigamente conhecida como Praia do Galpão) que por obra da natureza divina nasceu junto com a cidade de Souzel. Com um povo acolhedor e muito simples tem o prazer de receber visitantes de todas as partes do mundo no mês em que se realiza o maior evento cultural do Xingu “O Festival do Caratinga”.
Neste ano de 2012 será realizado o 20º (vigésimo) Festival do Caratinga na Cidade de (Souzel) Senador José Porfírio, Estado do Pará. Segundo Ivair Lessa “o primeiro Festival do Caratinga foi realizado no dia 06 de fevereiro de 1993, em um sábado, iniciando com um grande baile dançante, como abertura do festival, denominado baile do Caratinga”. No dia seguinte domingo o festival aconteceu de fato iniciando pela manhã com a pesca artesanal do peixe Caratinga.
Enquanto acontecia a pesca foram realizados outros eventos, como: Jogos de Voley, Futebol de Areia, Corrida, Natação, Cabo de Guerra entre outros. Eram também servidas comidas, tipo: Pizza de Caratinga, Escabeche de Caratinga, Torta de Caratinga, Caldeirada de Caratinga, e Caratinga frito e assado. (LESSA, Ivair, p 35).
De acordo com Ivair Lessa a primeira pesca, foi realizada no lugar chamado (pesqueiro) Rosário um dos melhores lugares para a pesca, participaram 21 pescadores em canoas que pegaram um total de 1.556 (Um mil quinhentos e cinqüenta e seis) Caratingas, sendo que a maior quantidade pescada de Caratinga foi pega pelo Senhor conhecido como Manoel Garrafa que pescou 99 (Noventa e Nove) no total, e ganhou como prêmio uma canoa. A Senhora Elóia Maia Braga pescou a menor Caratinga, medindo 5 cm (cinco centímetros) e ganhou um kit de pesca. Bené do Colodovis foi quem pegou a maior Caratinga medindo 19 cm (dezenove centímetros) e foi premiado com uma rede malhadeira. (Idem, p 36)
O peixe Caratinga é muito comum e parece que seu principal habitat está localizado nas proximidades da cidade de Souzel. Nas cidades vizinhas como Porto de Moz e Vitória do Xingu até que podemos encontrar o peixe, contudo, em pouca quantidade, mas em Souzel! A partir do mês de novembro até março a fartura é abundante, pois esse delicioso peixe, gerrídeo, de cor prata, serve como meio econômico e torna-se a gastronomia mais importante para os souzelenses “papas caratingas”.
Venha conferir o evento que tem pelo menos 15 dias de festa e muita gente bonita das várias partes do país.
Texto: Luiz Pena


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Festival do Caratinga 2012 - 20º



Programação Cultural
20/01/2012 – Sexta-Feira: 06h00 – Alvorada com a Banda de Música
20h00 – Abertura Oficial do XX Festival do Caratinga 2012 com a Banda de Música Municipal e a Palavra do Gestor Municipal;
– Apresentações Culturais.
22h00 – Show na Praia: Banda Pra Abalar (Porto de Moz)

21/01/2012 – Sábado: 08h00 – Início do Futebol de Areia (Masculino e Feminino);
21h00 – Apresentação temática do Garoto/Garota Caratinga 2012.
23h00 – Show na Praia: Banda Xarada (Belém)

22/01/2012 – Domingo: 08h00 – Continuação do Campeonato de Futebol de Areia;
08h30 – Maratona do Caratinga;
15h00 – Desfile do Garoto/Garota Caratinga;
17h00 – Show na Praia: Banda Pegada do Axé (Belém)

27/01/2012 – Sexta-Feira: 20h00 – Apresentação cultural do Município;
22h00 – Show na Praia: Banda Adrenalina (Macapá) 
28/01/2012 – Sábado: 08h00 – Maratona;
09h00 – Canoagem;
09h30 – Encerramento das competições esportivas;
15h00 – Corrida de rabetas;
21h00 – Apresentação Cultural Grupo PUMA;
23h00 – Show na Praia: Banda da Arena (Santarém) 

29/01/2012 – Domingo: 07h00 – Saída para pesca do Caratinga;
08h00 – II VELOTERRA (rally): Categorias 125 e 250cc;
10h00 – Chegada dos pescadores do Caratinga;
14h00 – Disputa da Garota 50 Anos (3ª Idade), em homenagem ao Município;
15h00 – Premiação do Garoto/Garota Caratinga, pesca, esporte, rally, etc.;
16h00 – Show de Encerramento:
Banda KAWAY (Souzel) e Banda de FORRÓ XAXADO (Manaus).

Cobertura de Som: RENTO SOM (PORTO DE MOZ)
Realização: Governo Experiência e Compromisso. Cléto e Adé.

Amigos seguidores estaremos fazendo postagem do festival a partir do dia 18, confira tudo sobre o maior festival da região.

Autorização de postagem: Comissão organizadora do 20º Festival do Caratinga
Edição: Luiz Pena