segunda-feira, 17 de junho de 2013

Escolas de Senador José Porfírio (Souzel) realizam diversas atividades que contribuirão para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes


Senador José Porfírio é um município em desenvolvimento, com uma população de 12.998 habitantes, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0.638, taxa de analfabetismo de 22,8%, na Educação apresenta o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica o seguinte índice: Nas séries iniciais do Ensino Fundamental= 4,0 e nas séries finais do Ensino fundamental= 3,6.

Mesmo apresentando esses resultados, os profissionais da educação vêm fazendo de tudo para melhorar, ainda mais a qualidade da educação ofertada nas escolas, tanto nas Escolas situadas no campo, quanto na Sede do município.

O cuidar do meio ambiente, também é uma preocupação de muitos professores, desta forma o CEEM Rosa Alvarez Rebelo foi contemplada pela Fundação Roberto Marinho, para realizar uma oficina denominada de FLORESTABILIDADE.

Professores do Ensino Médio: Gisele Evangelista (estagiária), Vanessa Bertelone, Leandro Pena e Robson Leocádio
No dia 14 de junho nas dependências da escola o clima era de festa, ou seja uma “festa em educação.

O OBJETIVO é desenvolver o projeto Florestabilidade, oriundo do curso realizado pela Fundação Roberto Marinho.

Estudantes participando do evento
Justifica-se que ao viver em um espaço de grandezas continentais (Amazônia), onde a natureza se apresenta como principal riqueza, faz-se necessário criar perspectivas em seus habitantes para explorá-la de forma sustentável. Nos últimos anos as “profissões verdes” surgem com destaque no cenário nacional e internacional, desta forma instigar nos educandos esses caminhos é de suma importância para um avanço de qualidade.


Alunos participando do evento
O público alvo: Estudantes do CEEM Rosa Alvarez Rebelo.

As oficinas aconteceram de forma bem lúdica, onde foi apresentados vídeos sobre as reservas extrativistas, construções de frases em seguida foram feitos debates sobre os vídeos e as frases apresentados pelos estudantes.

Também foram feitas exposições textuais através de paródias, Teatro, Poemas etc.

Ao visitar as salas, observamos que os professores, juntamente com a Direção e Coordenação Pedagógica da escola, estão desenvolvendo um trabalho dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, baseada em uma educação significativa e contextualizada, concebida  como experiência de vivências variadas, tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, com foco em um objetivo social dos estudantes. Nessa abordagem foi percebido o quanto o educando é um ser ativo e dinâmico, que participa da construção de seu próprio conhecimento.

Parabenizamos a todos os profissionais do Colégio Estadual de Ensino Médio Rosa Alvarez Rebelo, pelo desenvolvimento belíssimo das oficinas, pois essas atividades são fundamentais para que o estudante sinta mais vontade de ir a escola.

Realmente foi um trabalho brilhante e espera-se que a escola possa desenvolver mais trabalhos nesta linha pedagógica.

EMEF Rosa Alvarez Rebelo.
Professora Erisleide da Silva - Licenciada em Língua Portuguesa.
Para os estudantes das Escolas Municipais: Rosa Alvarez Rebelo e Jorge Queiroz de Moraes Neto, ambas situadas na Sede do município o dia 14 de junho de 2013 foi marcado como um dia de festa, ou seja, aulas diferentes da cultura escolar e do cotidiano, as escolas se proporam sair da rotina e realizaram atividades bem práticas.

A Escola Rosa Alvarez Rebelo, através da professora Erisleide de Língua Portuguesa, realizou o Projeto: Feira de Leitura. O objetivo do projeto é; Desenvolver o hábito de leitura dos estudantes em diversos gêneros textuais. De acordo com a professora Erisleide os alunos e pais foram importantes no desenvolvimento do projeto.

O projeto apresentou várias estandes como por exemplo, Cantinho das Lendas, Cantinho do Futebol, Cantinho das Adivinhações, Cantinho Musical (com letras de músicas), Fábulas, Poemas, Piadas, Desenhos Animados, Culinária Regional e Local e contos.

Stand
O importante disso tudo, é que, quem patrocinou todo o material foram os pais de alunos “cada pai ficou responsável por um estande e o material necessário para o seu funcionamento, não gastamos nada de recursos da escola.”, disse a professora Erisleide.

Stand
Visitamos e constatamos que os alunos estavam bastantes entusiasmados na hora das apresentações.


Realmente esse é o papel fundamental do professor e da escola, proporcionar uma metodologia de ensino, onde o aluno seja um agente de seu próprio conhecimento, participa de tarefas, pesquisas e atividades que aproximam cada vez mais dos conteúdos que a escola tem para oferecer.

 

Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Queiroz de Moraes Neto desenvolveu atividades do Programa Esporte na Escola.

Coordenador Pedagógico Adilherme Pena, organizando corrida de 100 metros
Com o objetivo de descobrir talentos e transformá-los em atletas olímpicos, foi lançado o Programa Atleta na Escola. A iniciativa era de promover a partir de 9 de junho, uma série de competições esportivas em várias escolas de ensino básico do País. As disputas irão evoluir para etapas municipais, estaduais e, por fim, uma competição nacional.

“A base permanente, onde cada sociedade busca atletas para alto rendimento, é na escola. Acho que essa experiência permite uma aproximação maior entre ministérios do Esporte e da Educação, que eu creio que deva ser o destino do esporte educacional no Brasil”, disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no dia da abertura do programa. As duas pastas vão contar ainda com a cooperação do Ministério da Defesa que, em um primeiro momento, deverá abrir as portas de unidades militares para as competições.

Este ano, o foco será nas competições de atletismo. Estudantes poderão disputar corrida de velocidade, corrida de resistência e salto. No ano seguinte, estão previstas as modalidades de judô, vôlei e esportes paraolímpicos.

Ao final do ciclo de competições, que, em 2013, termina em novembro, serão selecionados jovens para treinamento visando ao alto rendimento. Ainda não há, no entanto, uma definição de como isso será feito, ainda que o Ministério da Defesa já tenha disponibilizado instalações para formação desses atletas. “O alto rendimento fica na fase final desse processo. Aí nós teremos que encontrar um modelo definitivo do destino desses meninos que se mostrem vocacionados para o alto rendimento, da estrutura disponível hoje na Confederação Brasileira de Atletismo e do aproveitamento das estruturas das universidades e das Forças Armadas, para que a gente tenha uma decisão final”, explicou Rebelo.

Para que o programa, também fosse pudesse ser desenvolvido nas Escolas do município de Senador José Porfírio, a SEMED – Secretaria Municipal de Educação realizou dentro de um tempo hábil, a adesão ao programa e reuniu com os diretores e coordenadores das escolas para que as atividades sejam realizadas.

Professora Silvia Daniela (Educação Física) Ivan Dantas (Diretor), coordenando as atividades
Pela SEMED, até o momento foram registradas apenas atividades nas escolas: Ignácio Cury Gabriel e Jorge Queiroz de Moraes Neto, porém todas as escolas inscritas, já estão organizando datas para realização das atividades.

EMEF Ignácio Cury Gabriel
Os professores, juntamente com os pais e responsáveis de alunos, bem como os funcionários, capricharam na organização das atividades do Programa Esporte na Escola.
Estudantes na corrida de 100 metros

Observamos que as atividades estão sendo bem organizadas e que os estudantes estão participando com um enorme prazer, bem como os pais dos alunos estão envolvidos também nas atividades ajudando no que podem.

Agradecemos imensamente os pais e todos os profissionais da educação que estão diretamente ou indiretamente envolvidos neste processo educacional.

Sabemos que o esporte é uma atividade envolvente, que contribui para a saúde e melhora o intelecto, o físico entre outros benefícios de quem participa. Por isso, esperamos que todas as atividades sejam desenvolvidas para assim contribuir com nossa juventude, para que possam ter um melhor desenvolvimento motor e uma melhor qualidade de vida e ainda não enveredar no mundo das drogas.

LP.