quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Desfile Garoto e Garota Caratinga 2014


Garota Caratinga - Taynara Terto

 
Garota Caratinga
Adonias - Garoto Caratinga

O desfile para escolha do garoto e garota Caratinga é realizado em duas modalidades. Desfile Temático e Desfile Moda Praia.
Desfile Cultura
 Neste ano de 2014, o Desfile Temático, foi realizado no dia 1º de fevereiro – sábado à noite –, esse desfile expressa a cultura regional e contou com a participação de 06 (seis) casais. Esta modalidade é avaliada assim: o TEMA (Se a proposta temática está dentro das atividades culturais), a desenvoltura INDUMENTÁRIA (Se a roupagem está dentro do tema) e COREOGRAFIA (Expressão Corporal, Expressão Cênica e a mensagem passada pelo (a) candidato (a)).
Os temas apresentados pelos casais foram:
ZURUAHÁWeldes Olvieira e Edilene Oliveira
RAINHA E REI DO FOLCLORE – Adonias dos Santos e Jordana Mercês
QUARUPE – Hélio Vicente e Miriani Cardoso
CARIMBÓ – Kaio Sam Reis e Roziane Almeida
JUMA – Carlos Salim e Taynara Terto
CAMEABAS – Reginaldo Filho e Marina Pimentel
Quem assistiu pôde realmente conferir a cultura, os costumes e uma tradição cultural muito forte da região, mostrada por casais adolescentes que deram um brilho especial para o Festival, levou o povo a delírio com belíssimas apresentações e encenações no palco.
 
Todos os Casais
A segunda modalidade do desfile ocorreu no dia 02 de fevereiro – domingo – no decorrer da tarde.
Esta modalidade mostra a BELEZA PLÁSTICA (corpo e rosto), a DESENVOLTURA (o desenvolvimento do (a) candidato (a) na apresentação) e a SIMPATIA (toda a elegância, sorriso e interação com o público) dos garotos e garotas. As duas modalidades tem o mesmo peso.
As notas são atribuídas individualmente e são mínimas de 5,0 pontos e máximas de 10,0 pontos para cada candidato ou candidata.
No final, são somados os pontos das duas modalidades e, quem obtiver o maior número de pontos é o vencedor (a).
Foram os vencedores:
 
Salim-Edilene- Prefeito Uchoa- Taynara - Adonias - Vice Prefeita Vanessa - Jordana - Weldes
Garota Caratinga 2014
1º Lugar: Taynara Terto
2º Lugar: Edilene Oliveira
3º Lugar: Jordana Mercês
 
Prefeito Uchoa, Vice Prefeita Vanessa Taynara e Adonias
Garoto Caratinga 2014
1º Lugar: Adonias dos Santos
2º Lugar: Carlos Salim
3º Lugar: Weldes Oliveira
Foi sensacional. Todos os temas apresentados estavam dentro da regionalidade da cultura Xinguara e expressaram muito bem a cultura local. A beleza do povo Xinguara tornou-se destaque no palco.
 
Praia do Leme Lotada para assistir o desfile

Pesca do CARATINGA em Souzel


A atividade que demonstra na integra a cultura e os costumes do povo Souzelense, O FAMOSO TORNEIO DE PESCA DO CARATINGA.
Este ano em especial aconteceu na frente da orla da cidade, já que todos os anos aconteciam em outro ponto denominado de Rosário ou Jutaí.
Porém este ano muitos puderam acompanhar a pesca do Caratinga que foi realizada no dia 02 de fevereiro de 2014 – Domingo e durou cerca de 1h30min.


Foi divertido e muitos assistiam quando os pescadores pescavam os Caratingas, segundo o pescador Manoel Fernandes – conhecido como Pacú. “Foi melhor porque todos podem assistir a pesca e quando era em outro lugar (Rosário) tornava-se difícil até para voltar. Aqui tá pegando bem e tá bem legal”.
Foi premiado, apenas o pescador que pescou o maior e o menor caratinga, mas todos participaram na integra, com uma dedicação e um grande prazer. Até quem nunca tinha pescado teve o prazer de iscar o anzol e poder pescar, como foi o caso de vários turistas que participaram desse mega e sensacional evento esportivo.
Vinicius Santos - Pescou o menor Caratinga

Utensílios utilizados para a pesca: Chumbo (chumbada), anzol pequeno e linha 0,20. Há também quem pesque de caniço, porém esse não é o costume dos pescadores tradicionais.
Portanto, esse é um evento que merece destaque e mais investimentos, pois a manutenção dessa tradição só enriquece a cada ano que passa o festival, e muitos que vem para conhecer querem participar do evento. Fica a dica.
Hércules Romano - Pescou o maior Caratinga 21,5 cm
 
Participantes do Torneio da Pesca do Caratinga