segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Relato

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participaram professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro.

Para que os professores e alunos das escolas municipais de Senador José Porfírio pudessem participar desse grande programa, a equipe pedagógica da SEMED realizou adesão e ofertou formação aos professores de 5º ao 9º (Língua Portuguesa) ano para que a olimpíada ocorresse em todas as escolas de forma a atingir os objetivos.
Um árduo e difícil trabalho iniciou ainda no 1º Semestre, muitos professores se empenharam bastante, dedicaram até um tempo a mais para que as produções dos estudantes contemplassem o que se esperava.
No final do trabalho cada escola escolheu um texto de cada gênero de acordo com o Regulamento da Olimpíada e encaminharam para a Comissão Municipal, as escolas que enviaram os textos foram:
EMEF Luiz Rebelo
EMEF Santa Izabel
EMEF Raimundo Pereira de França
EMEF Abel Figueiredo
EMEF Ignácio Cury Gabriel
EMEF Sol Elarrat Canto
EMEF Jorge Queiroz de Moraes Neto
O tema a ser explorado este ano era “O lugar onde vivo”, desta forma os alunos puderam escrever sobre o lugar onde moram, os textos apresentados na Comissão Municipal estavam todos dentro da proposta pretendida, de acordo com as normas técnicas da escrita percebeu-se que as produções escritas estavam com uma ótima Adequação discursiva, Adequação Linguística, Adequação ao Gênero, Marcas de Autoria e Convenções da Escrita.
A Comissão Municipal selecionou os textos de acordo com os critérios estabelecidos no Regulamento, às escolas municipais de Senador José Porfírio tinha apenas uma vaga para participarem da seleção estadual, para tanto, foram selecionados os seguintes textos, cujos estão participando da estadual:

Poema
Título: MEU LUGAR É ASSIM
Escola: E M E F JORGE QUEIROZ DE MORAES NETO
Diretor(a): IVAN DE SOUZA DANTAS
Professor(a): Ana Sonia Vieira dos Santos
Aluno(a): TAMIRES FARIAS ALMEIDA

Memórias literárias
Título: As mudanças do meu lugar
Escola: E M E F LUIZ REBELO
Diretor(a): Rosinele Maria Lopes Braga
Professor(a): Adriana Cristina Siqueira
Aluno(a): Midian Teles de Sousa
Crônica
Título: O lugar onde vivo
Escola: E M E F SOL ELARRAT CANTO
Diretor(a): Maria de Jesus de Araújo Silva
Professor(a): Lucilene Nascimento Costa
Aluno(a): Dalrilane Fonseca dos Santos
Queremos aqui externar nossos sinceros agradecimentos aos professores que se dedicaram e atingiram o objetivo esperado, sentimos muito, pois todos os textos estavam ótimos e pudemos perceber que houve dedicação por parte do (a) professora que realizou as oficinas que eram para ser trabalhada com os alunos, assim a equipe da SEMED parabeniza a todos que participaram da Olimpíada e contribuíram para o aprendizado significativo dos alunos, esperamos que esse trabalho não pare, mas que continue.
Estamos orgulhosos de contar com professores que se dedicam e querem o sucesso dos seus alunos, para aqueles professores e professoras que não puderam realizar por motivos que só eles podem explicar fica o convite e a certeza de que estamos contando com eles e elas para um próximo trabalho dedicado ao sucesso dos nossos estudantes.
Agradecemos também a boa gestão, tanto administrativa, quanto pedagógica das escolas que enviaram os textos para a Comissão Municipal, sabemos por meio de pesquisa realizada pela CAED, que a boa gestão contribui para o desenvolvimento acadêmico do aluno então, estão também de parabéns os gestores e gestoras das escolas que não mediram esforços para a realização da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa.

Agora estamos aguardando o resultado da seleção estadual, espera-se que os textos dos nossos alunos sejam selecionados.