No dia 31 de dezembro de 2010, Senador José Porfírio, completou 49 anos de emancipação. E para comemorar essa data festiva o prefeito Cléto Alves como já é de costume organizou uma belíssima festa na Paria do Leme.
|
Queima de fogos chegada de 2011 |
Devido o prefeito Cléto está de luto pelo falecimento de seu pai, José Alves (ex-vereador) quem fez a abertura da solenidade de aniversário foi o presidente da Câmara Municipal Jossué Pinto, popular Cula e o vice-prefeito, Ademar José Moreira de Sousa. O prefeito estava presente no evento, mas não subiu no pauco, ficou assistindo toda a programação.
A festa de aniverário e a comemoração da chegado do ano de 2011, contou com a presença da Banda Juventude Souzelense, Banda Kawai e os Djs dos Sons: Red Star, Night Mania e Rick Som. O Dj Léo fez a animação da grande massa que lotou a praia do leme para assistir a queima de fogos da virada de ano e lógico participar do sorteio dos brindes ofertados pela prefeitura de Senador José Porfírio.
|
O povo assistindo e vibrando com a chegada do Ano Novo |
O sorteio iniciou por volta das 23 horas, para participar do sorteio a contribuinte do IPTU, teria que está com seu carnê devidamente quitado. 2 geladeiras, 2 televisores, 2 aparelhos de DVDs, 2 biclicletas, entre outros prêmios foram sorteados.
Conheça um pouco da História de Emancipação de Senador José Porfírio.
Aniversário de Senador José Porfírio – Souzel – Pará.
O Município Senador José Porfírio, pertence a mesorregião Sudoeste Paraense e à microrregião Altamira. A sede municipal (Souzel) está edificada em pleno manto verde da selva Amazônica, na margem direita do Rio Xingu, bem abaixo da grande volta e Terra do Meio, situado no maior vale sendimental, entre os igarapés Croatá e Maxiacá.
Souzel denominou-se no passado pelos Jesuítas, do outro lado do rio (margem esquerda), sendo transferida em 1846 na gestão do governador Manoel Paranhos da Silva Veloso, que a denominou de município em 20 de março de 1846 pela Lei 125..
Em 14 de abril de 1874, o município foi restituído, já com o nome de Souzel, pela Lei nº 811 de 14 de abril daquele ano. Tendo seus primeiros dirigentes os Coronéis Francisco Gaioso e depois Agrário Cavalcante, nomeados pelo governador do Estado do Pará na época – 1874 a 1894.
Após 1894 Souzel foi algo de disputa entre os municípios de Altamira, Porto de Moz e Gurupá, sendo administrada vários anos por algum desses municípios.
Em 1897 Souzel foi novamente restruturado como município pela Lei que lhe dera direito justo, Lei nº 49.494 de 06 de outubro de 1897. Porém no ano de 1921 Souzel perdeu novamente sua autonomia de município, em plena 1ª guerra mundial, sendo governado pelo Município de Altamira.
A nova restruturação de Souzel aconteceu na gestão do governador General Joaquim Cardoso Magalhães Barata, que assinou a Lei no dia 29 de dezembro de 1961. Seus primeiros interventores foram: Raimundo Uchôa Tenório e Inácio de Souza.
A ata de instalação aborda que no dia 11 de abril de 1962 fora instalado o novo município paraense, Senador José Porfírio pela Lei nº 2.460 de 31 de dezembro de 1961.
Em 1962 aconteceu a primeira disputa eleitoral, onde foram candidatos, Manoel Anselmo Batista (PSD) e José Alvarez Rebelo (PTN), sendo vencedor José Alvarez Rebelo. Os vereadores eleitos foram: Raimundo Uchoa Tenório, José Moreno dos Santos, Cassimiro Lessa da Silva, Salomão Eschrique, Paulo Moreira Rocha, Antonio Semeão Batista e Ademar José Moreira de Souza.
Estão vivos somente o senhor José Alvarez Rebelo e Ademar José Moreira.
Atualmente o prefeito de Senador José Porfírio é Cleto José Alves da Silva e o vice é Ademar José Moreira de Souza.
Vereadores: Adelson Bayma, Agnaldo Sousa, Jhonatas Resende, Everton Mendes José Renan, Josué Pinto (Cula), Reginaldo Cardoso, Severino Albuquerque e Valmiro Machado Moura.
Fonte de Pesquisa: Livro do Ivair Lessa, História de Senador José Porfírio. 2ª Edição.
Edição: Luiz Pena