SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

SEQUENCIA DIDÁTICA
O que são  Sequências Didáticas?
As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.
As sequências didáticas podem e devem ser usadas em qualquer Área de Conhecimento ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome. As sequências didáticas são usadas para trabalhar com outras Áreas do Conhecimento além do ensino de Língua Portuguesa.
Ao organizar uma sequência didática em Língua Portuguesa,  o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção de escrita final. Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende, uma vez que todos esses conhecimentos serão postos em prática em uma situação real de escrita, ou seja, as produções dos alunos encontrarão um destino: um livro, panfleto, um mural, um jornal, etc.
Realizando sequências didáticas para os diferentes gêneros textuais. É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse gênero. Isso é necessário para que a sequência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, pois desestimulará os alunos porque não encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as atividades. Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA Elaboração de contextos de forma precisa.
Fundamentação Teórica Para Dolz e Schneuwly (2004), as Sequências Didáticas são instrumentos que podem guiar professores, propiciando intervenções sociais, ações recíprocas dos membros dos grupo e intervenções formalizadas nas instituições escolares, tão necessárias para a organização da aprendizagem em geral e para o progresso de apropriação de gêneros em particular. Esses autores comentam que a criação de uma Sequência de atividades deve permitir a transformação gradual das capacidades iniciais dos alunos para que estes dominem um gênero e, pois devem ser consideradas questões como as complexidades de tarefas, em função dos elementos que excedem as capacidades iniciais dos alunos.
Sem que haja um produto, como nos projetos, as sequências didáticas pressupõem um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um determinado período estruturado pelo (a) professor (a), criando-se, assim, uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. Os planos de aula, em geral, seguem essa organização didática.
A Sequência Didática permite, por exemplo, que se leiam textos relacionados a um mesmo tema, de um mesmo autor, de um mesmo gênero: ou ainda que se escolha uma brincadeira e se aprenda sua origem e com se brinca; ou também que se organizem atividades de arte para conhecer mais as várias expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a música, etc; ou que se estudem conteúdos das várias áreas do conhecimento do ensino fundamental de forma interdisciplinar.

Texto: Por Luiz Pena



SEQUÊNCIA DIDÁTICA (Alto Brasil)
Escola: EMEF Salomão Eschrique
Eixo: Sociedade e Natureza
Disciplina: História (Ciências, Matemática e Língua Portuguesa)
Tema: AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA
Subtema: A MANDIOCA COMO FONTE DE ALIMENTAÇÃO LOCAL.
Tema transversal: MEIO AMBIENTE
Público alvo: ALUNOS DE 6º AO 9º ANO
Professores Elaboradores: Thâmara Dias, Merivânia Santana, Jaime Pacheco e Valdecir Ferreira.
APRESENTAÇÃO:
Esta sequencia visa disseminar a cultura da mandioca que é uma das principais atividades desenvolvidas como fonte e base da alimentação local e também como complementação da renda familiar desta comunidade a partir do conhecimento teórico proposto na Disciplina de História em caráter interdisciplinar entre Ciências, Matemática e Língua Portuguesa.
OBJETIVOS/HABILIDADES:
Compreender o processo de cultivo e manuseio da mandioca no local;
Aprender o passo a passo de como se faz a farinha, a tapioca, o tucupi, beiju etc;
Perceber que é possível aumentar a produção e melhorar a renda familiar a partir do processo de industrialização desta matéria prima;
Entender como funciona matematicamente os cálculos de gasto, lucros e divisão da renda alcançada com essa atividade a partir das quatro operações básicas da Matemática;
Associar relações de grandeza, comprimento e massa às unidades usuais de medidas;
Entender o processo histórico originário da mandioca;
Relacionar as semelhanças e diferenças entre as culturas em contatos (indígena, europeia e africana).

CONTEÚDOS:
A invenção da América (História)
Matérias e energias: Propriedades gerais (Ciências)
Medindo massas (Matemática)
Produção textual - texto instrucional – elementos de coesão textual (Língua Portuguesa)

PÚBLICO ALVO: alunos de 6º ao 9º ano
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas
RECURSO DIDÁTICO:
Livros didáticos
Textos relacionados ao tema
Cartolinas, pincéis, papel madeira,
Questionários (elaborado pelos professores)
Transporte escolar para condução dos alunos ao local da pesquisa.
Máquina fotográfica.

DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA:
Verificar com os alunos através da oralidade e produção textual o que se entende sobre o tema.
Conversa informal sobre a atividade de subsistência desenvolvida neste local (produção e venda dos derivados da mandioca)
Explicar ao alunado a intenção, o passo a passo e os procedimentos a serem adotados na realização desta sequência.

2ª ETAPA:
Socialização do conteúdo específico – professor/aluno (História).
Produção textual – texto instrucional - elementos de coesão textual (Líng. Portuguesa).
As quatro operações (Matemática).
Matéria prima local (Ciências).
3ª ETAPA:
Elaboração de questionários para colher informações em campo (professor e alunos)
Preparação dos alunos para a realização da pesquisa em campo (orientação sobre comportamento, procedências e foco principal).
4ª ETAPA:
Realizar pesquisa na comunidade sobre o ciclo referente ao plantio e como é realizado o processo de fabricação dos produtos extraídos da mandioca.
5ª ETAPA:
Apuração da pesquisa.
Construção de tabelas e gráficos com os resultados da pesquisa.
Coleta dos produtos derivados da mandioca para exposição.
Organização para apresentação dos resultados da pesquisa em forma de seminário com os alunos de 5ª a 8ª série.
6ª ETAPA:
Exposição do trabalho em caráter de seminário
AVALIAÇÃO:
Observação do desempenho individual e grupal dos alunos na realização das atividades desempenhadas.
Capacidade de aquisição relacionada ao senso critico dos alunos.
Avaliar o aluno sobre o desempenho de se trabalhar em grupo e individualmente.
Produção de texto informativo relacionado ao entendimento do tema estudado, bem como atividades relacionadas aos demais conteúdos inseridos nesta proposta.
Observar o interesse dos alunos em relação ao ramo de atividade abordado na proposta (o ramo de cultivar a mandioca  produzir seus produtos derivados)

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