SEQUENCIA DIDÁTICA
O que são Sequências Didáticas?
As sequências didáticas são um conjunto de
atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por
etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar
para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e
de avaliação.
As sequências didáticas podem e devem ser usadas em
qualquer Área de Conhecimento ou conteúdo, pois auxiliam o professor a
organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de
conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam
dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.
As sequências didáticas são usadas para trabalhar com outras Áreas do
Conhecimento além do ensino de Língua Portuguesa.
Ao organizar uma sequência didática em Língua
Portuguesa, o professor pode planejar
etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse
gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua
escrita antes de propor uma produção de escrita final. Outra vantagem desse
tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são
trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende, uma vez que
todos esses conhecimentos serão postos em prática em uma situação real de
escrita, ou seja, as produções dos alunos encontrarão um destino: um livro,
panfleto, um mural, um jornal, etc.
Realizando sequências didáticas para os diferentes
gêneros textuais. É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer
ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse
gênero. Isso é necessário para que a sequência didática seja organizada de tal
maneira que não fique nem muito fácil, pois desestimulará os alunos porque não
encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar
o trabalho e envolver-se com as atividades. Outra necessidade desse tipo de
trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos
possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA Elaboração de contextos de forma precisa.
Fundamentação Teórica Para Dolz e Schneuwly (2004),
as Sequências Didáticas são instrumentos que podem guiar professores,
propiciando intervenções sociais, ações recíprocas dos membros dos grupo e
intervenções formalizadas nas instituições escolares, tão necessárias para a
organização da aprendizagem em geral e para o progresso de apropriação de
gêneros em particular. Esses autores comentam que a criação de uma Sequência de
atividades deve permitir a transformação gradual das capacidades iniciais dos
alunos para que estes dominem um gênero e, pois devem ser consideradas questões
como as complexidades de tarefas, em função dos elementos que excedem as capacidades
iniciais dos alunos.
Sem que haja um produto, como nos projetos, as
sequências didáticas pressupõem um trabalho pedagógico organizado em uma
determinada sequência, durante um determinado período estruturado pelo (a)
professor (a), criando-se, assim, uma modalidade de aprendizagem mais orgânica.
Os planos de aula, em geral, seguem essa organização didática.
A Sequência Didática permite, por exemplo, que se
leiam textos relacionados a um mesmo tema, de um mesmo autor, de um mesmo
gênero: ou ainda que se escolha uma brincadeira e se aprenda sua origem e com
se brinca; ou também que se organizem atividades de arte para conhecer mais as
várias expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a música, etc; ou que
se estudem conteúdos das várias áreas do conhecimento do ensino fundamental de
forma interdisciplinar.
Texto: Por Luiz Pena
Escola: EMEF Salomão
Eschrique
Eixo: Sociedade e
Natureza
Disciplina: História (Ciências,
Matemática e Língua Portuguesa)
Tema: AGRICULTURA DE
SUBSISTÊNCIA
Subtema: A MANDIOCA COMO
FONTE DE ALIMENTAÇÃO LOCAL.
Tema transversal: MEIO
AMBIENTE
Público alvo: ALUNOS DE
6º AO 9º ANO
Professores
Elaboradores: Thâmara Dias, Merivânia Santana, Jaime Pacheco e Valdecir Ferreira.
APRESENTAÇÃO:
Esta sequencia visa disseminar a cultura da mandioca que
é uma das principais atividades desenvolvidas como fonte e base da alimentação
local e também como complementação da renda familiar desta comunidade a partir
do conhecimento teórico proposto na Disciplina de História em caráter
interdisciplinar entre Ciências, Matemática e Língua Portuguesa.
OBJETIVOS/HABILIDADES:
Compreender o processo
de cultivo e manuseio da mandioca no local;
Aprender o passo a passo
de como se faz a farinha, a tapioca, o tucupi, beiju etc;
Perceber que é possível
aumentar a produção e melhorar a renda familiar a partir do processo de industrialização
desta matéria prima;
Entender como funciona
matematicamente os cálculos de gasto, lucros e divisão da renda alcançada com
essa atividade a partir das quatro operações básicas da Matemática;
Associar relações de
grandeza, comprimento e massa às unidades usuais de medidas;
Entender o processo
histórico originário da mandioca;
Relacionar as
semelhanças e diferenças entre as culturas em contatos (indígena, europeia e
africana).
CONTEÚDOS:
A invenção da América
(História)
Matérias e energias:
Propriedades gerais (Ciências)
Medindo massas
(Matemática)
Produção textual - texto
instrucional – elementos de coesão textual (Língua Portuguesa)
PÚBLICO ALVO: alunos de
6º ao 9º ano
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas
RECURSO DIDÁTICO:
Livros didáticos
Textos relacionados ao
tema
Cartolinas, pincéis,
papel madeira,
Questionários (elaborado
pelos professores)
Transporte escolar para
condução dos alunos ao local da pesquisa.
Máquina fotográfica.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA:
Verificar com os alunos
através da oralidade e produção textual o que se entende sobre o tema.
Conversa informal sobre
a atividade de subsistência desenvolvida neste local (produção e venda dos
derivados da mandioca)
Explicar ao alunado a
intenção, o passo a passo e os procedimentos a serem adotados na realização
desta sequência.
2ª ETAPA:
Socialização do conteúdo
específico – professor/aluno (História).
Produção textual – texto
instrucional - elementos de coesão textual (Líng. Portuguesa).
As quatro operações
(Matemática).
Matéria prima local (Ciências).
3ª ETAPA:
Elaboração de
questionários para colher informações em campo (professor e alunos)
Preparação dos alunos
para a realização da pesquisa em campo (orientação sobre comportamento,
procedências e foco principal).
4ª ETAPA:
Realizar pesquisa na
comunidade sobre o ciclo referente ao plantio e como é realizado o processo de
fabricação dos produtos extraídos da mandioca.
5ª ETAPA:
Apuração da pesquisa.
Construção de tabelas e
gráficos com os resultados da pesquisa.
Coleta dos produtos
derivados da mandioca para exposição.
Organização para apresentação
dos resultados da pesquisa em forma de seminário com os alunos de 5ª a 8ª série.
6ª ETAPA:
Exposição do trabalho em
caráter de seminário
AVALIAÇÃO:
Observação do desempenho
individual e grupal dos alunos na realização das atividades desempenhadas.
Capacidade de aquisição
relacionada ao senso critico dos alunos.
Avaliar o aluno sobre o
desempenho de se trabalhar em grupo e individualmente.
Produção de texto
informativo relacionado ao entendimento do tema estudado, bem como atividades relacionadas
aos demais conteúdos inseridos nesta proposta.
Observar o interesse dos
alunos em relação ao ramo de atividade abordado na proposta (o ramo de cultivar
a mandioca produzir seus produtos
derivados)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seus comentários