quinta-feira, 27 de outubro de 2011

População sai em passeata

A população da cidade de Senador José Porfírio, cansou com o descaso da Rede Celpa. São tantos dias de falta de energia que não dá para contar conferir.
Por esse motivo os funcionários da EMEF Cattete Pinheiro, elaboraram o Projeto: Energia elétrica de Qualidade.
Hoje, dia 27 de outubro a direção da Escola convidou todas as outras escolas para darem apoio a manifestação, o apoio foi total das escolas e comerciantes locais. A população revoltada com a situação também apoio a escola e saíram em uma grande passeata pelas ruas de Senador José Porfírio.
As constantes faltas de energia, ocasionadas por desligamentos bruscos tem danificados diversos aparelhos eletrodomésticos, sem falar das noites que o povo fica sem luz elétrica.
Até quando essa situação vai continuar alguém tem que tomar providências. Estamos sendo protagonistas e vítimas de um dos maiores empreendimento hidrelétrico que é a Construção da Usina hidrelétrica Belo Monte, mesmo assim, somos beneficiados com pouca coisa, seria a vez do povo lutar para que o linhão chegasse até a cidade de Senador José Porfírio, pois o que  liga a energia é um grande gato, com postes de madeira e que quando chove a luz apaga. Não esquecendo que as queimadas também ocasionam a derrubada dos postes fazendo com que falte energia. Uma das soluções imediatas seria a troca dos postes de madeira, por postes de cimento.
Esta já é a 2ª vez que o povo reivindica uma melhoria no sistema de energia elétrica do município. Na primeira vez o povo quase quebrou o prédio da Rede Celpa, desta vez a passeata foi bastante passiva, sem violência, mas, não sabemos como o povo vai se comportar daqui em diante.
A passeata teve apoio dos professores e alunos da cidade, bem como os pais dos alunos também estavam presentes.
Luiz Pena

Festival do Caratinga

O Festival do "Caratinga", agora é integrante do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará.

Lei nº 7.562, de 13 de outubro de 2011.
Declara como integrante do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará, o Festival do “Caratinga”, do Município de Senador José Porfírio, e dá outras providências.
A  ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARA estatui e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial para o Estado do Pará, o Festival do “Caratinga”, que se realiza, anualmente, no mês de janeiro, no Município de Senador José Porfírio, de acordo com o art. 286 da Constituição do Estado do Pará.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO DO GOVERNO, 13 de outubro de 2011.

SIMÃO JATENE
Governador do Estado

Lembramos a todos que em 2012 será realizado o 20º Festival do “Caratinga”, muita alegria, diversão para toda família é proporcionado no festival.
No mês de janeiro por ocasião da realização do Festival do Caratinga, o mais importante do Xingu, a cidade de Senador José Porfírio (Souzel), recebe centenas de pessoas que vem em busca do lazer, as pessoas dos municípios vizinhos comparecem em massa.
Você que já conhece, venha participe, divirta-se, e você que nunca participou do Festival, venha conferir as delícias de Souzel.
Senador dispõe de um transporte rápido e com segurança, uma boa rede de hotéis e um povo acolhedor, é oportuno, dizer que o índice de violência é quase zero durante o festival, o que proporciona aos turistas e ao povo de Senador José Porfírio, uma diversão de alta qualidade.
A cidade apresenta em seus habitantes uma característica peculiar, homens e mulheres na maioria de pele morena, cabelos lisos e olhos castanhos.
A lenda do Caratinga diz, que:
Quem come Caratinga e chupa a cabeça, nunca mais esquece do festival, pois acaba namorando ou até casando com uma ou um souzelense, ou seja porfiriense.
Experimente pra ver o que acontece!

Edição: Luiz Pena

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Feliz dia dos Professores

Professores e Professoras,
Neste dia dedicado a nós, professores, não poderia deixar de fazer essa homenagem especial a todos vocês que incansavelmente batalham para dar o melhor de si pela educação.
Para mim é uma grande alegria dividir meus dias com vocês e aprender mais a cada dia além de admirar e respeitar todo esforço de cada um.
Feliz dias dos Professores.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Inauguração da EMEF Sol Elarrat Canto

Inauguração da EMEF Sol Elarrat Canto

Novo Prédio da EMEF Sol Elarrat Canto
O primeiro prédio da Escola Estadual Professora Sol Elarrat Canto fora inaugurada no dia 31 de março de 1974 na gestão do prefeito José Moreno, o prédio contemplava apenas 1 sala de aula e cozinha.


Primeiro Prédio
O nome da escola se deu em homenagem a uma professora, que desempenhou um trabalho educacional no município, atuando no Estado do Pará como de Secretária de Educação e apoiou muito então prefeito.

Na época a estrutura física da escola era capaz de comportar bem os alunos, com o aumento da comunidade a escola ficou pequena e a ansiedade da comunidade era grande no sentido de poder contar com um prédio melhor para atender a demanda.

Vários anos passaram-se e a escola foi se deteriorando e não sendo capaz de atender os alunos.

No ano de 2009, com o início da Gestão Experiência e Compromisso o Prefeito Cleto Alves e o Vice Ademar Moreira convidaram a professora Diana Amorim da Silva Rocha para assumir a Gestão Educacional no de Senador José Porfírio, com metas claras e objetivas, diante dos desafios de alavancar uma educação de qualidade, surge o planejamento da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação em organizar pedagogicamente, administrativamente e principalmente a estrutura física das escolas.

A primeira visita na Comunidade do Tamanduá teve como objetivo diagnosticar a situação da Escola Sol Elarrat Canto a qual ficou como prioridade para construção do novo prédio.

Neste dia 1º de outubro a Secretária Diana, juntamente com o Prefeito Cléto e Vice Adé, tem a alegria e honra em poder está entregando um prédio que atenderá condignamente os alunos e contará com o apoio da comunidade, dos professores e demais trabalhadores em educação, para que possam cuidar bem do prédio, e que este espaço educacional possa proporcionar um ensino de qualidade a todas as crianças e jovens que nesta unidade passarem.

Que todos possam trilhar no caminho do sucesso e que possam ter seus sonhos realizados, assim com está sendo para muitas pessoas da comunidade. A construção da Escola Sol Elarrat Canto é a realização de um sonho a muitos anos.

A escola foi construída com duas salas de aula, laboratório de Informática, Secretaria, banheiros masculino e feminino e uma praça.
Laboratório de Informática
No evento de inauguração compareceram diversas autoridades e a comunidade estava presente para receber a nova unidade de ensino.

Alunos e pais estavam muitos satisfeitos e alegres com a entrega do novo prédio da escola. Após o cerimonial foi servido um delicioso churrasco e encerrou com uma grande festa dançante festa dançante.

Marcaram presença na festa a dupla Rolô e Buí que fizem a festa até o amanhecer do outro dia.
Sala de Aula

Edição: Luiz Pena

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mensagem das Crianças

Não leias, se não fores capaz de realizar
tais pedidos.

Dizes que sou o futuro.
Não me desampares no presente.
Dizes que sou a esperança da paz.
Não me induzas à guerra.
Dizes que sou a promessa do bem.
Não me confies ao mal.
Dizes que sou a luz dos teus olhos.
Não me abandones às trevas.
Não espero somente o teu pão.
Dá-me luz e entendimento.
Não desejo tão só a festa de teu carinho.
suplico-te amor com que me eduques.
Não te rogo apenas brinquedos.
Peço-te bons exemplos e boas palavras.
Não sou simpels ornamento de teu carinho.
Autor desconhecido.

A criança é serena, não é apenas uma miniatura de aduto,
Tem sonhos, sonhos que sonha acordada,
Merece toda nossa atenção, cuidado e principalmente educação.
Nossos parabéns a todas as crianças do Brasil e em especial de
Senador José Porfírio.
Luiz Pena

Inauguração da EMEF. Severino Pinto

Depois da Inauguração da Escola Municipal Sol Elarrat Canto 1º de outubro de 2011, na Vila Kaí, foi a vez da inauguração da EMEF. Severino Pinto.
No dia 7 de outubro de 2011, mais sonhos viraram realidade. A comunidade do Travessão do Soldado, localizada na Região Sul do município de Senador José Porfírio, precisamente no travessão do Soldado, aproximadamente 40 km de distância da Ressaca. Ganhou uma nova estrutura física para atender os alunos.
Secretária de Educação Diana Amorim, Darlan e Pimenta
Segundo depoimentos de quem esteve lá, viu crianças, pais, mães e toda comunidade muito feliz. A festa iniciou por volta de 17 horas e terminou somente no dia seguinte por volta das 8 horas da manhã, terminando com a limpeza da escola, onde todos da comunidade ajudaram o professor na referida limpeza.
Ressalta-se a importância do professor Edson, responsável pela escola a mais de um ano, sua dedicação e esforço na melhoria da qualidade de aprendizagem dos alunos.  Atualmente a escola está sendo atendida com o Programa Escola Ativa e notoriamente a comunidade se mostra muito satisfeita e diz, que está disposta lutar pela permanência do professor Edson.
Com muita competência, dedicação e sobre tudo vontade de fazer, que a Secretária Diana entregou a construção da Escola Severino Pinto a Comunidade.
Parabéns a comunidade da Escola Severino Pinto e a equipe da SEMED, pelo trabalho desenvolvido naquela região.
Edição: Luiz Pena