quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Primeira Paixão



Cantinho da Alegria

“Motivar alunos é despertar em seu interior o desejo pelo conhecimento, um aluno motivado aprende e ensina”. (Luís Alves).
Segundo o Art. 3º CNE/CEB 20/2009 Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009 D.O.U. de 18/12/2009, Seção 1, Pág. 18.  Das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
Nessa perspectiva a Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis do município de Senador José Porfírio. Organizou um espaço reservado muito colorido, criativo e aconchegante no pátio da escola. Visando oferecer momentos prazerosos aos educandos e cultivar o hábito de ler desenvolvendo a criatividade e o senso participativo dos mesmos e também proporcionar-lhes o encanto pela leitura atraindo-os à sociabilidade da leitura. 
O Cantinho da Alegria contém um acervo literário infantil moderno e atrativo, um tapete e almofadas, brinquedos pedagógicos, uma casinha com fantoches, uma televisão e um aparelho de DVD para as crianças se sentirem descontraídas e contentes no momento da leitura de manusearem os livros e ouvirem histórias, assistirem vídeos e filmes e na hora de utilizarem os brinquedos pedagógicos.
 
A Coordenadora Pedagógica da escola Antônia Alcântara Santana organizou um sistema de rodizio para que, todas as turmas possam utilizar o Cantinho da Alegria, uma vez por semana. Antes da turma se organizar para ir até o cantinho os professores conversam com os alunos sobre o cuidado que todos devem ter com o cantinho, pois a primeira visita é para observarem a ambiência pedagógica e não tocarem nos brinquedos nem mexerem na televisão sem permissão, porque a cada visita os alunos descobrirão novas surpresas e sensações.
Quando as crianças retornam à sala de aula os professores estimulam à troca do diálogo em relação ao que viram, sentiram e ouviram sobre o assunto que foi trabalhado por meio da leitura compartilhada ou interpretativa ou pelos vídeos e filmes assistidos no Cantinho da Alegria desenvolvendo o senso crítico e participativo de cada uma das crianças para melhor compreenderem o mundo o qual estão inseridas.
Essa iniciativa está contribuindo para o desenvolvendo cognitivo, social, linguístico, ético e sociocultural das crianças. São ações como essa que proporcionam  educação com qualidade e colaboram para uma aprendizagem significatica.

Texto: Gisele Evangelista Pereira.
Fotos: Edwar Lins
Edição: Luiz Pena

Diretora: Maria do Remédio e Coordenador Pedagógica Antônia Alcântara