O Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), atende ao objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes matriculados nas redes públicas estadual e municipal de ensino, assim como revelar os efeitos decorrentes dos fatores contextuais na média de proficiência observada nas duas áreas avaliadas, a saber, Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados da avaliação propiciam a realização de estudos, reflexões e análises pedagógicas dos indicadores que, por sua vez, auxiliam dirigentes estaduais e municipais na tomada de decisão e definição de políticas públicas visando a melhoria do sistema educacional paraense.
Na edição de 2015, os resultados do SisPAE revelam que houve melhora do desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, em quase todas as séries/anos avaliados em relação à edição de 2014. As ações decorrentes da parceria estabelecida pelo Pacto pela Educação do Estado do Pará, sem dúvida, explica em grande parte o aumento da média de proficiência dos estudantes que realizaram a avaliação.
O desafio agora é fazer com que os resultados da avaliação alcance as Secretarias de Educação e escolas, sobretudo gestores, professores, alunos, famílias e entidades parceiras; a fim de favorecer as reflexões e debates acerca de como o uso dos resultados do SisPAE pode ser convertido em ações concretas, visando à melhoria da qualidade da Educação do Pará.
Por meio de um trabalho com compromisso e responsabilidade a Secretaria Municipal de Educação do município de Senador José Porfírio, juntamente com todos e todas envolvidos e envolvidas no processo educacional, felicita aos munícipes, principalmente aos estudantes pelos brilhantes resultados alcançados.
O trabalho por meio de Sequências Didáticas (SD) tem sido a melhor proposta de planejamento educacional, nas escolas de Senador José Porfírio. Os bons resultados são frutos desse planejamento por parte da equipe de Coordenadores Pedagógicos, Diretores Escolares e professores, cujo se propõem em realizar um trabalho onde os direitos de aprendizagens esperadas em cada ano/série, são adquiridas pelos estudantes.
A frente desse trabalho está a Coordenadoria de Ensino, com apoio total da Secretária de Educação, com liberdade para realizar da melhor forma possível a gestão pedagógica.
Os resultados são frutos de uma gestão administrativa que valoriza o setor educacional, com salários em dias dos profissionais da educação, pagamento dos fornecedores sem atraso e funcionamento da "máquina" com programas do Governo Federal realizados dentro do prazo e sempre buscando convênios com diversas instituições.
Outro fator que tem contribuído com a melhoria dos resultados são as formações continuadas, que a SEMED oferta para os professores com o objetivo de alavancar a educação dos porfirenses.
Veja o que diz os quadros abaixo:
Fonte de Pesquisa