SEQUENCIA DIDÁTICA
ESCOLA______________________________________
ANO:________ TURMA:________
PROFESSOR (A)____________
A Tabela das multiplicações
Sequência ajuda os alunos a
memorizar resultados
HABILIDADES
Dominar progressivamente o
repertório multiplicativo, incluindo a construção, a análise e a posterior
memorização da tabela de Pitágoras.
CONTEÚDOS
Exploração das relações de
proporcionalidade envolvidas nas multiplicações.
ANOS: 3º, 4º e 5º anos
MATERIAL NECESSÁRIO
Cópia da tabela de Pitágoras
(veja abaixo) com os campos em branco, sendo uma para cada aluno, e um cartaz
grande com a mesma tabela.
Tabela de Pitágoras |
DESENVOLVIMENTO
Professor (a) entregue a
cópia da tabela acima aos alunos e reserve um tempo para que completem os
quadrinhos de acordo com o que sabem de memória. Depois socialize os resultados
e proponha a discussão coletiva.
A ideia é que, ao completar
o quadrinho individualmente, os alunos se conscientizem do que sabem e,
posteriormente, analisem diferentes relações que permitem conhecer alguns
resultados da tabuada com base em outros. Dessa forma, eles construirão uma
rede de relações que facilita a memorização de alguns produtos e permite a
reconstrução rápida de resultados. Por exemplo, para saber o resultado de 7X8,
é possível pensar no dobro de 7X4 ou no quádruplo de 7X2. Dessa forma, a
criança apoia a memorização na compreensão e garante o conhecimento da tabuada.
Após a atividade, anote os cálculos que a turma conhece de memória e comente-os.
Observe se há regularidade
nos resultados memorizados.
2ª ETAPA Construções de
relações
Para sistematizar as
discussões da etapa anterior e estabelecer relações entre as diferentes
tabuadas, proponha as atividades abaixo e peça que os alunos expliquem como
procederam para resolver os problemas. Tome nota das explicações.
ATIVIDADE 1
1) Para cada um dos seguintes pares de contas,
marque qual tem o resultado maior sem fazer o cálculo. Anote o que considerou
para decidir cada caso.
a)8 x 5 e 8 x 7 b)10 x 6 e 5 x
10
c)3 x2 e 4 x 3 d)6 x 4 e 4 x
4
e)5 x 5 e 5 x 2 f)10 x 10 e 9
x 9
g)7 x 0 e 8 x 0 h)9 x 1 e 9 x
6
ATIVIDADE 2
2)Sem fazer o cálculo, escreva as seguintes
contas em ordem crescente:
6 x
6 3 x 5 4 x 5 6 x 7
5 x
5 9 x 8 9 x 10 8 x 8
3ª ETAPA
Elaboração de pistas
Para que os alunos memorizem
o repertório, é necessário propor um trabalho sistemático com esse conteúdo.
Eles podem começar anotando as multiplicações que consideram mais difíceis de
lembrar.
Em seguida, devem
apresentá-las aos colegas para que todos busquem pistas de como recordá-las.
Se alguém não lembra quanto
é 9 x 8, é possível reconstruir a multiplicação baseando-se em:
·
9 x 8 é o dobro de 9 x 4: 9 x 8= 9 x 4 x 2=
36 x 2= 72;
·
9 x 8= 9 x 5 + 9 x 3= 45 + 27= 72
·
10 x 8 – 8= 80 – 8= 72
·
9 x 10 – 9 x 2= 90 – 18= 72;
Essas pistas devem ficar
registradas nos cadernos e em um cartaz na sala de aula. Entregue
periodicamente uma série de cálculos como esse para que os alunos resolvam
individualmente.
AVALIAÇÃO
Dite diversas contas e peça
que cada um as anote no caderno com o resultado. Solicite que confiram com a
calculadora. Selecione as que não foram respondidas pela maioria e proponha que
a turma construa pistas que ajudem a recordar os resultados. Peça aos alunos
que separem as mais difíceis e se organizem para estudá-las sozinhos.
Referência
Revista Nova Escola. Gestão
Escolar, Ano III nº 16 outubro/novembro 2011.
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