PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR JOSÉ PORFÍRIO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO
Secretária de Educação: Marinez Simas, fazendo abertura da formação na Sede |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
Diante
da necessidade de melhorar a prática pedagógica dos profissionais da educação
do Município de Senador José Porfírio, a Coordenadoria de Ensino com o apoio da
Secretaria Municipal de Educação planejou e realizou a formação continuada para
os professores da Sede, Polo I e II. Com o objetivo de formar profissionais de
educação das escolas municipais para contribuir com a melhoria dos indicadores
do ensino local, servindo dessa maneira para formação integral das crianças e
adolescentes, proporcionando-lhes capacidades de enfrentar os desafios e as adversidades
sociais da atualidade.
Eixo Temático da Formação: Planejamento Curricular e Elaboração de SD - Sequência Didática.
Nos
dias 12, 13 e 14 de agosto foi o momento da preparação do material pedagógico
para a realização da formação produzido pelas Coordenadoras da SEMED Gisele Evangelista e Maria Benedita Rodrigues e
o Coordenador de Ensino Luiz Pena, na confecção de 33 pastas, contendo em cada pasta: modelo
de Plano de Ensino, Sequência Didática, as 20 qualidades do professor ideal, os
7 erros do professor, Matriz Curricular, os cinco momentos do construtivismo de
Piaget na elaboração de uma Sequência Didática, um caderno, folder, uma caneta,
duas folhas com pauta e avaliação e o passo a passo de uma Sequência Didática..
Docentes do Polo I - Formação em Vila Nova |
A
primeira Formação Continuada para professores do 4º ao 9º ano do polo I
realizou-se nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2013 na localidade de Vila Nova
na EMEF Raimundo Pereira de França, iniciando com apresentação dos formadores,
participantes, Secretária de Educação Marinez Simas e Secretária Adjunta Márcia
Cabral Vasconcelo. No primeiro momento foi feito um esclarecimento sobre
Direitos de Aprendizagem, mediado pelo Coordenador de Ensino e apresentação do
vídeo “Bound” para reflexão sobre a
prática pedagógica, construção do contrato didático e uma breve exposição do
objetivo geral e a dinâmica da formação. Em seguida iniciou a construção do
plano de ensino pelos professores com a mediação da Coordenação Pedagógica, considerando
os seguintes pontos: objetivo geral; direitos de aprendizagem; conteúdo
programático e metodologias. A seguir com a apresentação do plano de ensino. À
noite foi apresentado o vídeo “O Papel do Professor na Gestão Escolar” com
enfoque na sequência didática envolvendo escola e comunidade sendo o professor
o mediador desse desafio.
No
dia 16 de agosto, iniciamos com a leitura e interpretação dos cinco momentos da
elaboração de uma sequência didática baseada na Teoria Construtivista de Piaget,
com a contribuição das Coordenadoras Gisele Evangelista e Benedita Fonseca. Em
seguida foi apresentado o modelo de sequência didática e os professores foram
construir suas sequências didáticas objetivando uma aprendizagem significativa.
A partir disso, os professores apresentaram as sequências didáticas com intervenção
e sugestão da coordenação: Gisele Evangelista, Edwar da Conceição Macedo,
Benedita Fonseca e Coordenador de Ensino, após as apresentações, prosseguimos com
a atividade da avaliação escrita e oral. Os professores frisaram a importância
da formação na contribuição de aprimoramento profissional, que gostaram do
conteúdo proposto pela coordenação da cordialidade e união da equipe de
formação e principalmente da alimentação que foi bastante variada. Porém,
argumentado que a falta de alojamento é desconfortável até desestimula a
participação de alguns professores nas atividades. “Outro aspecto sugerido na
avaliação pelos participantes foi o tema “Avaliação” para próxima formação”.
Nos
dias 19 e 20 de agosto as Coordenadoras Gisele Evangelista e Benedita Fonseca
prepararam o material pedagógico para a formação continuada do polo II sendo:
35 pastas, 35 cadernos, 35 canetas, folhas com pauta, modelo de plano de ensino
e sequência didática, os cinco momentos as 20 qualidades do professor ideal, os
7 erros do professor, matriz curricular, os cinco momentos do construtivismo de
Piaget na elaboração de uma sequência didática, folder e avaliação.
No
dia 21 de agosto de 2013 iniciou-se a formação continuada para professores da
Educação Infantil ao 9º ano, no polo II na localidade Vila Ressaca na EMEF Luiz
Rebelo, com uma reunião para conferência de diários e carga horária e quadro de
professores, além de esclarecimentos sobre fichas de leitura e de matemática. O
Coordenador de Ensino enfatizou sobre os parâmetros da Educação Infantil e esclarecimento
sobre a obrigatoriedade dos preenchimentos dos diários.
No
dia 22 de agosto de 2013, a formação iniciou com a elaboração do contrato
didático e apresentação dos participantes respondendo as seguintes perguntas:
nome, formação, escola, ano/série, se gosta do que faz e por quê? Em seguida,
apresentação do vídeo “Bound” para
reflexão com a contribuição da Coordenadora Gisele. No segundo momento, um
vídeo “O Papel do Professor”, questionamentos sobre o planejamento, o que
difere da sequência didática e seu objetivo e esclarecimento sobre Direitos de
aprendizagem e explicações dos itens do plano de ensino pelo Coordenador de
Ensino. A seguir construção do Plano de Ensino pelos participantes, por
disciplina.
No
dia 23 de agosto de 2013, iniciamos com a dinâmica da bola para uma reflexão
sobre os desafios do professor, em seguida apresentação do plano de ensino e
considerações. A seguir houve uma abordagem sobre o que é uma sequência
didática, leitura e discussão sobre os cinco momentos da elaboração de uma
sequência didática baseada na Teoria Construtivista de Piaget, com a
contribuição das Coordenadoras Gisele Evangelista e Benedita Fonseca e
Coordenador de Ensino. Em seguida recebemos a visita da Secretária de Educação
Marinez Simas, Secretária Adjunta Márcia Cabral Vasconcelos e Secretário de
Obras Pedro Rebelo. A Secretária de Educação parabenizou a professora Rosinele
pelo empenho em trazer todos para a formação e frisou a importância da formação
continuada para professores, além de enfatizar as condições necessárias para
melhorias na educação e parabenizou a todos por participarem da formação. Á
tarde, discussão sobre o surgimento da sequência didática e modelo, em seguida
elaboração da sequência didática pelos professores de acordo com os alunos que
atendem com a contribuição das coordenadoras nos grupos.
No
dia 24 de agosto de 2013 encaminhamentos para avaliação oral e escrita pelos
participantes que parabenizaram a equipe de Coordenação pelo desenvolvimento e
acompanhamento da formação, sugerindo uma formação para Educação Infantil e uma
oficina de confecção de recursos didáticos com trocas de experiências pelos
professores. Contudo, foi ressaltado na avaliação, a importância da formação
para os professores, pois organiza o trabalho pedagógico. Outro aspecto que os
professores parabenizaram foi a alimentação. O professor Edson Aparecido
parabenizou a Coordenadora Gisele pelo empenho no desenvolvimento dos trabalhos
e o professor Edwar pela contribuição nas sequências de matemática e nas demais
áreas. Continuando com as apresentações das sequências didáticas pelos
professores e contribuições da Coordenação Pedagógica da SEMED e leitura de um
poema “Educação é Vida” pela Coordenadora Benedita Fonseca. Diante disso, ficou
claro que os professores se empenharam nos trabalhos. A equipe de Coordenação
agradeceu a todos pela participação na formação, e os trabalhos continuaram com
a conferência dos diários e a impressão de textos e outros recursos pedagógicos
para os professores. À tarde continuação das apresentações das sequências do 6º
ao 9º ano, com as contribuições da Coordenação Pedagógica. Os professores do 1º
ao 5º ano foram participar da formação do Pacto ministrada pela equipe de
Coordenação: Sílvio Xavier, Sandra Gil, Darlene Gil e Tâmara Dias.
No
dia 25 de agosto de 2013 continuação das conferências dos diários encerrando às
10: 00 h.
Nos
dias 29 e 30 de agosto de 2013, realizou-se a formação continuada para
professores na Zona Urbana pela equipe de Coordenação da SEMED com apoio da
Secretaria Municipal de Educação, iniciando com as apresentações dos
participantes, Secretária de Educação e Secretária Adjunta e equipe de Coordenação.
A Secretária de Educação Marinez Simas parabenizou a equipe de Coordenação pelo
trabalho que vem sendo desenvolvido e da importância da formação para os
professores. A professora Márcia Vasconcelos frisou a importância dos momentos
de formação continuada e do compromisso dos educadores para com a aprendizagem
dos alunos. No momento das apresentações dos professores, parabenizaram a
professora Marinez pela competência que tem como Secretária de Educação.
Terminado as apresentações dos professores, todos assistiram o vídeo “Bound” para refletirem sobre seu papel
educador, havendo várias interpretações pelos participantes. Em seguida uma
exposição e discussão sobre o que é planejamento e algumas dificuldades que
sentem no momento das aulas práticas. Diante disso, o Coordenador de Ensino deu
sua contribuição em relação ao ato de planejar, fazendo um questionamento sobre
o plano de 2013, como estavam conduzindo os trabalhos. A seguir apresentação e
discussão do plano de ensino.
À
tarde, continuação da apresentação do plano de ensino a partir das
metodologias, após as discussões, os professores foram elaborar o plano de
ensino por disciplina ou nível de ensino em grupos, neste momento os
professores Edwar Macedo, Benedita Fonseca e Gisele Evangelista passaram nos
grupos para tirar dúvidas e orientar os professores no ato da elaboração do
plano de ensino. Seguindo com a apresentação dos planos de ensino foram
apresentados os planos de geografia, Ensino da Arte, Língua Portuguesa,
Educação Física, 4º e 5º ano e contribuições pelo Coordenador de Ensino no
momento das apresentações.
No
dia 30 de agosto de 2013, foi feito uma revisão do dia anterior seguindo com a
exposição sobre o que é uma Sequência Didática, e como elaborar. A partir desse
momento os professores foram elaborar as Sequências Didáticas por disciplina e
por ano, tendo as Coordenadoras e Coordenador para mediar e contribuir no
desenvolvimento do trabalho. A seguir exposição das sequências pelos
professores e contribuição do Coordenador de Ensino. Continuando os trabalhos
com a avaliação oral e escrita pelos professores, todos os professores
enfatizaram a importância da formação continuada para professores na prática
pedagógica e parabenizaram a SEMED pela iniciativa, elogiaram também o conteúdo da Formação e que a formação de muita importância para a organização dos Planos de Ensino e das aula.
A professora Simone Carla,
enfatizou a importância de uma formação para Educação Inclusiva. A seguir a
equipe de Coordenação agradeceu e parabenizou à todos pela consolidação dos
trabalhos e finalizou a primeira formação continuada para professores 2013.
A
formação específica do Programa Alfabetização na Idade Certa, também aconteceu
no mesmo período, com a seguinte ressalva: Foram acrescentado os sábados de
formação para os professores de 1º ao 3º ano.
Coord. Gisele Evangelista, Coord. Pacto Sandra Gil, Coord. Pacto Thâmara Dias, Secretária de Educação Marinez Simas, Coord. Maria Benedita Rodrigues e Coord. Pacto Darlene Gil |
Coordenadoria de Ensino:
Luiz Odivaldo Sales Pena
Gisele Pereira Evangelista
Maria Benedita Rodrigues Fonseca
Edwar Lins
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