quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Festival do Caratinga

O peixe "Caratinga"
Senador José Porfírio (Souzel), conhecido como a Capital do Turismo no Xingu, está localizado entre os igarapés: Croatá e Maxiacá, margem direita do Rio Xingu, completou 50 anos de emancipação política no dia 29 de dezembro de 2012 e celebrou no dia 30/12/2011, seu cinquentenário de criação como município do Estado do Pará.
No mês de janeiro (Souzel) Senador José Porfírio, torna-se mais prazerosa ainda, para viver e passar as férias, também pudera, é raro encontrar um cidade no Brasil que possua uma lindíssima praia em frente a cidade como a Praia do Leme (antigamente conhecida como Praia do Galpão) que por obra da natureza divina nasceu junto com a cidade de Souzel. Com um povo acolhedor e muito simples tem o prazer de receber visitantes de todas as partes do mundo no mês em que se realiza o maior evento cultural do Xingu “O Festival do Caratinga”.
Neste ano de 2012 será realizado o 20º (vigésimo) Festival do Caratinga na Cidade de (Souzel) Senador José Porfírio, Estado do Pará. Segundo Ivair Lessa “o primeiro Festival do Caratinga foi realizado no dia 06 de fevereiro de 1993, em um sábado, iniciando com um grande baile dançante, como abertura do festival, denominado baile do Caratinga”. No dia seguinte domingo o festival aconteceu de fato iniciando pela manhã com a pesca artesanal do peixe Caratinga.
Enquanto acontecia a pesca foram realizados outros eventos, como: Jogos de Voley, Futebol de Areia, Corrida, Natação, Cabo de Guerra entre outros. Eram também servidas comidas, tipo: Pizza de Caratinga, Escabeche de Caratinga, Torta de Caratinga, Caldeirada de Caratinga, e Caratinga frito e assado. (LESSA, Ivair, p 35).
De acordo com Ivair Lessa a primeira pesca, foi realizada no lugar chamado (pesqueiro) Rosário um dos melhores lugares para a pesca, participaram 21 pescadores em canoas que pegaram um total de 1.556 (Um mil quinhentos e cinqüenta e seis) Caratingas, sendo que a maior quantidade pescada de Caratinga foi pega pelo Senhor conhecido como Manoel Garrafa que pescou 99 (Noventa e Nove) no total, e ganhou como prêmio uma canoa. A Senhora Elóia Maia Braga pescou a menor Caratinga, medindo 5 cm (cinco centímetros) e ganhou um kit de pesca. Bené do Colodovis foi quem pegou a maior Caratinga medindo 19 cm (dezenove centímetros) e foi premiado com uma rede malhadeira. (Idem, p 36)
O peixe Caratinga é muito comum e parece que seu principal habitat está localizado nas proximidades da cidade de Souzel. Nas cidades vizinhas como Porto de Moz e Vitória do Xingu até que podemos encontrar o peixe, contudo, em pouca quantidade, mas em Souzel! A partir do mês de novembro até março a fartura é abundante, pois esse delicioso peixe, gerrídeo, de cor prata, serve como meio econômico e torna-se a gastronomia mais importante para os souzelenses “papas caratingas”.
Venha conferir o evento que tem pelo menos 15 dias de festa e muita gente bonita das várias partes do país.
Texto: Luiz Pena


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários