sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sequência Didática para 3º, 4º e 5º ano


SEQUENCIA DIDÁTICA
ESCOLA______________________________________
ANO:________ TURMA:________ PROFESSOR (A)____________
A Tabela das multiplicações
Sequência ajuda os alunos a memorizar resultados
HABILIDADES
Dominar progressivamente o repertório multiplicativo, incluindo a construção, a análise e a posterior memorização da tabela de Pitágoras.
CONTEÚDOS
Exploração das relações de proporcionalidade envolvidas nas multiplicações.
ANOS: 3º, 4º e 5º anos
MATERIAL NECESSÁRIO
Cópia da tabela de Pitágoras (veja abaixo) com os campos em branco, sendo uma para cada aluno, e um cartaz grande com a mesma tabela.
Tabela de Pitágoras
1ª ETAPA: Preenchimento da tabela de Pitágoras.













DESENVOLVIMENTO
Professor (a) entregue a cópia da tabela acima aos alunos e reserve um tempo para que completem os quadrinhos de acordo com o que sabem de memória. Depois socialize os resultados e proponha a discussão coletiva.
A ideia é que, ao completar o quadrinho individualmente, os alunos se conscientizem do que sabem e, posteriormente, analisem diferentes relações que permitem conhecer alguns resultados da tabuada com base em outros. Dessa forma, eles construirão uma rede de relações que facilita a memorização de alguns produtos e permite a reconstrução rápida de resultados. Por exemplo, para saber o resultado de 7X8, é possível pensar no dobro de 7X4 ou no quádruplo de 7X2. Dessa forma, a criança apoia a memorização na compreensão e garante o conhecimento da tabuada. Após a atividade, anote os cálculos que a turma conhece de memória e comente-os.
Observe se há regularidade nos resultados memorizados.
2ª ETAPA Construções de relações
Para sistematizar as discussões da etapa anterior e estabelecer relações entre as diferentes tabuadas, proponha as atividades abaixo e peça que os alunos expliquem como procederam para resolver os problemas. Tome nota das explicações.
ATIVIDADE 1
1) Para cada um dos seguintes pares de contas, marque qual tem o resultado maior sem fazer o cálculo. Anote o que considerou para decidir cada caso.
a)8 x 5 e 8 x 7                                  b)10 x 6 e 5 x 10
c)3 x2 e 4 x 3                                   d)6 x 4 e 4 x 4
e)5 x 5 e 5 x 2                                  f)10 x 10 e 9 x 9
g)7 x 0 e 8 x 0                                  h)9 x 1 e 9 x 6
ATIVIDADE 2
2)Sem fazer o cálculo, escreva as seguintes contas em ordem crescente:
6 x 6                     3 x 5               4 x 5               6 x 7
5 x 5                     9 x 8               9 x 10             8 x 8


3ª ETAPA
Elaboração de pistas
Para que os alunos memorizem o repertório, é necessário propor um trabalho sistemático com esse conteúdo. Eles podem começar anotando as multiplicações que consideram mais difíceis de lembrar.
Em seguida, devem apresentá-las aos colegas para que todos busquem pistas de como recordá-las.
Se alguém não lembra quanto é 9 x 8, é possível reconstruir a multiplicação baseando-se em:
·         9 x 8 é o dobro de 9 x 4: 9 x 8= 9 x 4 x 2= 36 x 2= 72;
·         9 x 8= 9 x 5 + 9 x 3= 45 + 27= 72
·         10 x 8 – 8= 80 – 8= 72
·         9 x 10 – 9 x 2= 90 – 18= 72;
Essas pistas devem ficar registradas nos cadernos e em um cartaz na sala de aula. Entregue periodicamente uma série de cálculos como esse para que os alunos resolvam individualmente.
AVALIAÇÃO
Dite diversas contas e peça que cada um as anote no caderno com o resultado. Solicite que confiram com a calculadora. Selecione as que não foram respondidas pela maioria e proponha que a turma construa pistas que ajudem a recordar os resultados. Peça aos alunos que separem as mais difíceis e se organizem para estudá-las sozinhos.


Referência
Revista Nova Escola. Gestão Escolar, Ano III nº 16 outubro/novembro 2011.






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