segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projeto "Olhando as Luzes"

Presépio

Quando chega o Natal, os cristãos enchem-se do espírito de confraternização e reunen-se em família para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Em Senador José Porfírio é realizado o Projeto "Olhando as Luzes".
O Projeto olhando as luzes iníciou no ano de 2005. A principal idealizadora do projeto foi Maria Saloma Mendes de Oliveira, quando exercia função de coordenadora na Secretaria Municipal de Educação em 2005. “Idealizei o projeto e enviei para a Secretária de Educação a Senhora Cleonice”. Disse: Saloma. “Então a Senhora Secretária levou a idéia a sério e começamos desenvolvê-lo”. (Saloma).
Saloma Mendes - Idealizadora do Proj. "Olhando as Luzes"

Neste ano de 2011 o projeto está completando 6 (seis) anos, não tendo sido realizado somente no ano de 2007.
Segundo Saloma, o objetivo inicial do projeto era: Lembrar a data importante aos cristãos que é o nascimento de Jesus Cristo e que a comunidade pudesse se confraternizar reunida na Praça São Francisco Xavier que fica em frente a Igreja Matriz olhando as luzes.
A idéia no início era que as escolas da Zona Urbana participassem na ornamentação da praça, porém as escolas só participaram nos anos de 2005 e 2006.
Sobre os recursos para  realização do projeto, Saloma disse-nos que nos primeiros anos era realizado um café da manhã afim de angariar recursos financeiros para compra das luzes e os motivos (enfeites natalinos) eram confeccionado por uma equipe tendo com líder ela mesma.
Saloma ressaltou a importância do apoio do prefeito Cléto Alves para realização do projeto que sempre disponibilizou ajuda financeira.
Neste ano de 2011 a Secretaria de Assistência Social foi quem assumiu o projeto, estando a frente a Secretária Fátima Mendes, Elizana e Nazaré Mendes, juntamente com a equipe da SENTRAPS e do CRÁS.
Elizana e Nazaré Mendes

Estivemos presente na abertura do evento deste ano, no dia 17 de dezembro no horário das 19 horas, quando iniciou a programação com pronunciamento da Secretária Fátima Mendes, em seguida tivemos a Benção pelo Pe. Loivo e ainda foram convidados representantes de outras igrejas. A programação contou com a participação do grupo Projovem que encenou o tema Etnia e um belíssimo Jogral Natalino.
Para felicidade do publico presente estimado em aproximadamente 1.000 pessoas entre crianças e adultos a Banda Juventude Souzelense agracejou a todos com músicas natalinas e outras do seu valioso repertório.
Foi um iniciou de noite maravilhoso com aquele espírito natalino que envolveu a todos e a todas que estavam presentes. A equipe de organização realmente pensou em confraternização e também mostraram um pouco do que é realizado pela Ação Social, o povo presente pode contemplar as exposições de trabalhos do Projeto Afrobrasileiro enfatizando a cultura negra, indígena e outras etnias na sociedade do município de Senador José Porfírio.
Foram também formadas bancas de vendas com comidas e bebidas tipo, Vatapá, Salada de Frutas, água de coco, refrigerantes, batatinhas fritas entre outras.
A ornamentação da praça ficou belíssima com imagens de José Maria e o Menino Jesus, um lindo presépio foi organizado e ao centro uma linda árvore natalina foi enfeitada, porém o que mais chamou atenção da criançada foi o trenó do Papai Noel.
A exposição deverá ficar na praça até pelo menos janeiro de 2012.

A programação foi encerrada com o pronunciamento do prefeito Cléto, onde fez questão de elogiar a equipe que organizou o evento e se mostrou muito satisfeito com o projeto. Pediu a todos que tivessem cuidado para que a ornamentação permaneça até o final.

Alegria da criançada. O Trenó.
Edição: Luiz Pena
Contato: luizsalespenn@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários