segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Projeto: Gincana de Ciências Naturais

Organização das Equipes

A  área de conhecimento Ciências Físicas e Biológicas é parte integrante da Matriz Curricular na Base Comum Nacional, ou seja, torna-se obrigatória nas Escolas do Brasil, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394/96.
As ciências naturais encerram uma classificação que abarca as áreas da ciência que visam a estudar a natureza em seus aspectos mais gerais e fundamentais, isso é o universo como um todo, que é entendido como regulado por regras ou leis de origem natural e com validade universal, fazendo-o de forma a focar-se nos aspectos físicos e não no homem ou em aspectos antropogênicos em si. Embora o foco de estudos das cadeias naturais não recaia sobre o ser humano em específico, é importante ressaltar que, quer para as ciências naturais quer em sua forma abrangente, o ser humano é simplesmente parte integrante da natureza e não algo especial dentro dela, e por tal encontra-se inexoravelmente sujeito às mesmas regras naturais que regem todos os acontecimentos físicos, químicos e biológicos do universo, o qual esse também integra.
Além do uso tradicional, a expressão ciências naturais é por vezes usada no dia-a-dia como sinônimo história natural. Neste sentido, "ciência natural" podem estar subentendendo biologia e talvez alguma das Ciências da Terra, em oposição às então ditas ciências físicas, como astronomia, física e química.
Para consolidação das habilidades praticadas pelos estudantes durante o ano letivo das turmas de 6ª séries da EMEF. Rosa Alvarez Rebelo, escola localizada na Zona Urbana do Município, o professor Leandro Patrick de Oliveira Pena, vem realizando desde 2011 O Projeto Gincana de Ciências Naturais.
Segundo o professor Leandro Patrick a Gincana proporciona um melhor aprendizado dos conteúdos estudados em sala de aula, pois os alunos se esforçam mais para que no dia possam responder corretamente as questões, e essa atividade também vem proporcionando 100% de aprovação dos estudantes.
É sabido que os jogos desenvolvem raciocínio lógico e ajudam nas decisões entre os grupos, diminuem os preconceitos entre os alunos de diferentes níveis, podendo assim um ajudar o outro.
Desta forma, os jogos da Gincana de Ciência Naturias tornam-se atividades lúdicas, pois os alunos sentem mais satisfação e prazer em estudar e participar, tendo um resultado bem melhor do que com as provas tradicionais.

Organização dos nomes para paraticipar dos jogos
Uma gincana é um tipo de competição recreativa que tem o objetivo de pôr à prova as habilidades físicas ou mentais dos membros de duas ou mais equipes.
As gincanas são divididas em várias provas com características extravagantes e sem utilidade prática, alguns exemplos são:
"Corrida do saco": os competidores devem percorrer o mais rapidamente possível uma distância dentro de um saco que vai em média até suas cinturas.
"Ovo na colher": os competidores devem percorrer o mais rapidamente possível uma distância equilibrando um ovo numa colher sem deixá-lo cair
"Cabo de guerra: um número variável de competidores de duas equipes puxam em sentido contrário uma corda. Vence quem conseguir que toda a equipe adversária atravesse uma linha pintada no chão.
"Caça ao tesouro": a organização da gincana elabora pistas para que as equipes possam encontrar um "tesouro". Ganha a equipe que alcançar o objetivo em menos tempo.
Há também provas de caráter cultural, com perguntas de temas e formatos variados, como "stop", charadas etc
Porém, a Gincana de Ciências Naturais é uma atividade lúdica que reune vários conteúdos estudados durante o ano letivo e contribui com o desenvolvimento intelectual dos estudantes.

Hora do Jogo Verdadeiro ou Falso
Habilidades:
Reconhecer a célula animal;
Interpretar e respeitar diferentes representações sobre a origem da vida de acordo com o contexto cultural nas quais se apresentam;
Propor procedimentos de investigação sobre a diversidade biológica
Reconhecer os diferentes reinos de seres vivos;
Perceber a possibilidade de prever as características de um ser vivo em função de sua localização na classificação biológica;
Reconhecer a importância da classificação biológica para a organização e compreeensão da enorme diversidade de seres vivos;
Utilizar conceitos biológicos, como por exemplo, unicelular, pluricelular, autótrofo e heterótrofo, dentre outros, na caracterização dos seres vivos;
Reconhecer bactérias, fungos e protozoários a partir de suas características celulares;
Identificar a importância das bactérias, fungos e protozoários na natureza;
Identificar as doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários;
Relacionar algumas adaptações dos animais à vida nos ambientes aquático e terrestre;
Produzir síntese pessoal sobre a diversidade e importância dos animais para a natureza e para a humanidade.

Conteúdos:
A organização dos seres vivos;
Em busca de matéria e energia;
A origem da Vida;
Os seres vivos se reproduzem... e evoluem;
Classificando os seres vivos;
Vírus;
As Bactérias;
Fungos;
Protozoários e algas unicelulares;
Peixes;
Anfíbios;
Repteis;
Aves;
Mamíferos.
Atividades (Jogos)
Jogo do Verdadeiro ou Falso
Perguntas Diretas
A alternativa Correta
Jogo das pistas
Jogo da Forca Científico
Jogo da Velha Científico
Batalha dos Animais

Turma campeã da gincana: 602
Resultado da Gincana
A Gincana de Ciências Naturais foi organizada e coordenada pelo Professor Leandro Patrick e apresentada pelo Coordenador de Ensino da Secretaria Municipal de Educação: Professor Luiz Pena.
Participaram 2 (duas) turmas de 6ª série, as quais tiveram um desempenho excelente nas atividades, as equipes estavam afinadas na parte do conhecimento e corresponderam as expectativas de aprendizagem esperada em relação a área de conhecimento Ciências Naturais.
A Gincana foi realizada, no sábad dia 17 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Francisco Xavier, devido ser um espaço que pode abrigar várias estudantes com uma boa estrutura física. No final das atividades todos os participantes agradeceram os responsáveis pela concessão do local para que pudesse ser realizada a gincana.

Coordenadora Sonira e Professor organizador da Gincana
Leandro Patrick
Durante a Gincana compareceu para dar apoio a Coordenadora Pedagógica da EMEF Rosa Alvarez Rebelo professora Sonira Izabel Rodrigues.
O melhor de tudo foi que ninguem perdeu, todos ganharam. O conhecmento ficou e o pofessor adiciounou para os alunos pontuações valendo notas do 4º Bimestre.

Turma 601
 A pontuação atingida nos jogos terminou acirrada, quase um empate técnico, porém a turma 602 acertou mais questões conseguindo 2 pontos a mais que a turma 601, tornando-se assim campeã da Gincana de 2012.
Parabéns aos estudantes que dedicaram-se e prepararam-se para a gincana, parabéns também a coordenação da escola pelo apoio e em especial ao professor Leandro Patrick pela grande ideia de realizar uma gincana deste poste em ciências.



Ansiedade antes do resultado

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